Projeto Hidráulico

O Projeto de Instalações Hidráulico-Sanitárias são o conjunto de tubulações, aparelhos, conexões, peças especiais e acessórios destinados ao suprimento de água ou ao afastamento de águas pluviais dos prédios, desde a ligação da rede pública de água até o retorno ao coletor público de esgotos ou o sistema individual de tratamento.

As instalações hidráulico-sanitárias atendem pelo menos a dois requisitos básicos: Hidráulico: Fornecer água de qualidade apropriada, em quantidade suficiente e sob pressão adequada a todos os aparelhos.

Sanitário: Impedir o retorno de águas poluídas nas canalizações de alimentação dos aparelhos e a entrada de gases de esgotos, de roedores ou insetos nos prédios.

Outro aspecto importante a ser levado em consideração durante um projeto de instalações hidráulico-sanitárias prediais à sua relação com o projeto arquitetônico. Os projetos hidráulicos são dimensionados de acordo com as necessidades do cliente, e adequados em sua perfeita otimizaçãoo. Deve-se haver um perfeito entrosamento com as soluções arquitetônicas e estruturais.

Um projeto de instalações hidráulico completo deverá conter:

- Instalações de água fria
- Instalações de água quente
- Instalações de esgoto sanitário
- Instalações de águas

Projeto Elétrico

O Projeto Elétrico é a previsão escrita da instalação, com todos os seus detalhes, localização dos pontos de utilização da energia elétrica, comandos, trajeto dos condutores, divisão em circuitos, seção dos condutores, dispositivos de manobra, carga de cada circuito, carga total, etc.

Vantagens:

- Economia, na aquisição de materiais;
- Economia na execução das instalações;
- Segurança das suas instalações;
- Dimensionamento correto e personalizado para as suas necessidades;
- Previsão de consumo para melhor rendimento do mesmo;
- Entre outras várias vantagens.

Desvantagens:

- Super-dimencionamento de circuitos;
- Sub-dimensionamento de circuitos;
- Falta de segurançaa nas instalações;
- Custos ficam mais elevados devido ao super-dimencionamento;
- Instalações desconformes as normas vigentes;
- Difícil execução.

Os projetos elétricos são dimensionados de acordo com as necessidades do cliente, e adequados em sua perfeita otimizaçao a fim de trazer um melhor conforto e interação na sua utiliza

 

Projeto Estrutural

O Projeto Estrutural é a sua garantia de tranquilidade! Elaborado por profissionais qualificados, visa adaptar o projeto arquitetônico ao sistema estrutural mais adequado. Através de criteriosos cálculos, o dimensionamento da estrutura proporciona ao cliente ganhos como: rapidez na execuçao da obra, economia de investimentos em materiais excedentes, facilidade de obtenção de orçamentos como ferragens e concreto usinado através da quantificação dos mesmos. Além de proporcionar segurança para operários e futuros moradores. Uma construção que não contemple um projeto estrutural poderá gerar problemas futuros, como trincas de paredes e revestimentos, limitações de cargas adicionais superdimensionamento de estrutura com a colocação de pilares em locais indesejáveis ou ainda, e pior, dimensionamento abaixo do necessário, o que poderá provocar a condenação do imóvel. A parceria Arquiteto/Engenheiro é fundamental para o ajuste do projeto, evitando-se grandes problemas durante a obra.

© 2011, 2017 - Levorato & Guerino Engenharia.